Portfólio

Um olhar sobre mim e um percurso...             

 

 

            

Um portefólio digital deve ter o mesmo propósito do portfólio tradicional nos programas dos professores. Podem ser usados como instrumentos reflexivos e ferramentas diagnósticas, que permitirão aos alunos expressarem quem são e o que poderão fazer. Desta forma, a construção de um portefólio digital é um processo gradual de reflexão e maturação pessoal em diversas dimensões que permite o recurso de suportes digitais multimédia.

O portfolio deve conter os principais trabalhos do aluno, incluindo relatórios que elaborou, problemas que resolveu, explorações e investigações em que esteve envolvido, sozinho ou em colaboração com colegas, etc.

O portfolio deve reflectir globalmente o percurso do aluno, não se limitando aos aspectos cognitivos do seu trabalho mas incidindo igualmente nos aspectos de natureza afectiva. Nesta perspectiva, pode constituir um testemunho valioso o facto de se guardar, por exemplo, o trabalho preferido, ou trabalhos que considera mais importantes e relevantes, e os comentários feitos numa reflexão pessoal sobre uma actividade, uma experiência…

O portfolio não deve ser confundido com um dossier de trabalho contendo tudo o que o aluno fez por ordem cronológica.