De Onde sou

 Sou de Vizela, uma cidade pequena mas de gente forte e lutadora.

O Município de Vizela, criado pela Lei nº63/98, localiza-se na região Norte (noroeste), nas convergências das províncias do Minho e do Douro Litoral. Pertence ao distrito de Braga e tem por limites, a Norte, o concelho de Guimarães; a nascente, o concelho de Felgueiras; a Sul, o concelho de Lousada e a Poente os concelhos de Guimarães e Santo Tirso. Possui uma área de 24Km2 e 22 595 habitantes (censos 2001).  

Vizela é uma cidade pequena e recente, gente que se conhece e se mistura, empresários, comerciantes, operários. O desemprego tem sido o grande inimigo destas gentes nos últimos tempos, pois a crise que tem afectado o sector empresarial não passa despercebida nesta zona e o desemprego tem alastrado muito nos últimos anos trazendo consigo uma grande instabilidade económica e emocional nas famílias que se reflecte em desequilíbrio e problemas por vezes graves nas crianças, que condicionam o seu normal desenvolvimento global e se reflectem no aproveitamento escolar, dificultando a missão da escola e obrigando a um enorme esforço para superar dificuldades de vária ordem.

Um meio relativamente simpático, em que ainda se vai acumulando o «tear» com a horta, o que permite complementar e camuflar algumas situações de menor desafogo económico. Gente pobre, mas que tem, muitas vezes, casa, carro e que ganhando, por vezes, tão pouco, consegue fazer com que outros que mais têm, se espantem com a sua aparente «riqueza».

A grande oferta de emprego que se verificou durante algumas décadas atrás contribuiu para o baixo nível cultural das pessoas, uma vez que ingressavam no mundo do trabalho logo que concluíam a escolaridade obrigatória e muitos até antes de a terminarem.