O sonho do Cinema

 

 

Sou uma consumidora de cinema... é uma das grandes paixões. É o meu vício.

O Cinema é, antes de tudo, magia, ilusionismo. Desde a primeira sessão dos irmãos Lumière, quando o público saiu a correr ao ver a locomotiva a avançar na sua direção (e isto que o filme era mudo e a preto e branco), o cinema brinca de falsear a realidade. Se uma imagem, sem áudio, causou tanto furor no século XIX, imagine se fosse em 3D. Acho que teriam morrido de uma parada cardíaca. Depois da invenção do cinema muitas tecnologias foram criadas para aprimorar a 7ª arte, fazendo com que a magia nunca se perdesse.

Não por acaso, cunhou a frase “baseado em factos reais”, com que somos brindados ao final de várias obras pretensamente documentadas. Se a verdade, de modo geral, é uma coisa relactiva (há quem diga que ela não existe, mas apenas as diferentes versões de um mesmo facto), no cinema ela pode ser facilmente falseada e manipulada. É esse o fascínio e a magia do cienema.

Quando vemos um filme, passamos para outra realidade, passamos para dentro da garnde tela e passamos a estar dentro da vida dos personagens... acabamos por sentir, desejar que estes tenham , façam digam determinadas coisas. Ver um filme é percorrer uma história com imagens e personagens pensadas, desenhadas e criadas por alguém, mas que sentimos...